segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pragas Urbanas - traças



Traças





A Traça é a larva da borboleta (Lepidópteros) que, segundo a espécie, se desenvolve em ambientes variados, trazendo danos à várias coisas: trajes, Tapetes, cereais, árvores frutíferas.
As Traças fazem parte dos insetos domésticos, são pequenas borboletas de asas sútis que fazem só breves vôos, estas são os adultos das Traças
As Traças no estado de borboleta quando as vemos voarem em nossas cozinhas, armários, despensas, depósitos em geral, não constituem mais causa de infestação porque tratam-se de Traças fêmeas, que já terão depositado os ovos, ou de Traças machos que já terão concluso seu ciclo de reprodução, mas seguramente outros machos e outras fêmeas escondidos estarão se reproduzindo.
Mas os verdadeiros responsáveis pela infestação das Traças são as larvas dotadas de um aparato mastigador com mandíbulas muito desenvolvidas com as quais provocam danos grandes nas nossas casas, armazéns e estabelecimentos.
Se diferenciam em duas categorias: Traças dos tecidos e Traças dos alimentos.
TINEA PELLIONELLA L.
Esta Traça está entre as duas mais difusas na Itália; é a Traça da lã, das peles e dos panos, pertencentes à família dos Tineidae. A dieta das suas larvas é constituida de queratina, substância que encontram sob os substratos orgânicos: peles, plumas, pêlos de ovelhas, alpacas, lã com uma particular preferência pelo cashemir, mas também seda e as vezes fibras vegetais como o algodão.
CICLO VITAL
As fêmeas das Traças depositam diretamente sobre os materiais aonde as larvas poderão nutrir-se. O tempo necessário para o desenvolvimento completo da traça ao estado larval é de 2-3 meses. Neste período, a traça cria um refúgio construído cortando os pêlos na base que depois une com uma baba sedosa. Neste casulo, que cresce na mesma medida com que cresce a larva (1cm cerca) se desenvolve a crisálida.
A temperatura optimal para o desenvolvimento das Traças é de 25°C e uma humidade de 75%, e em um ano podem desenvolver-se 2 ou 3 gerações de Traças.
TINEOLA BISSELIELLA HUM.
É a segunda Traça mais difusa na Itália, é a traça da lã por excelência, mas é também definida como Traça dos panos. Ela também pertence à família dos Tineidae, mas em caso de necessidade ataca também, peliças plumas, escovas e pincéis.
CICLO VITAL
A Traça adulta é semelhante à traça dos alimentos, atinge os 5-8 cm de comprimento, é de cor amarela ou cinza, deposita os ovos diretamente sobre o mesmo material que servirá de nutrimento para as larvas, reconhecidas pela sua cabeça marron e corpo branco, porém a diferença das larvas da traça Tinea pellionella L, elas não constróem um casulo protetivo, mas tecem tubos sedosos leves e chegam a um comprimento de 12mm.
A fêmea adulta desta traça é reconhecível porque não voa, mas se move com pequenos pulos.
Também para esta espécie de traça a temperatura optimal é sempre os 25°C e 75% de humidade e sobretudo adoram os lugares escuros.
PLODIA INTERPUNCTELLA
Este é o nome verdadeiro da traça do alimento, e são aquelas borboletinhas que se encontram nas pequenas e grandes despensas, mas não são considerados verdadeiras e próprias Traças, porque atacam alimentos como farinha, legumes, espécies, chá, arroz cereais etc, e a sua dieta não é a base de queratina.
Esta categoria de Traça não é difusa somente em nosso país, mas em todo o globo terrestre.
CICLO VITAL
O ciclo vital da traça do alimento inicia em março e termina no mês de outubro.
A fêmea desta traça deposita cerca de 300 ovos e o desenvolvimento das larvas dura 41 semanas durante as quais se nutrem e metabolizam tudo aquilo que encontram na despensa, infestando qualquer coisa e são capazes de se infiltrar também nos recepientes herméticos.

PREVENÇÃO À INFESTAÇÃO DAS TRAÇAS
Tratando-se de Lepidópteros, ou seja insetos que voam, a infestaçao da Traças pode chegar do externo em nossas casas e nos depósitos e armazéns, mas também através de material, seja alimentar que tecido animal, já infestado.
Portanto, ao prevenir uma infestação de Traças, o primeiro intervento útil consiste num atencioso controle dos indumentos ou outro matérial que entra no ambiente em qual vivemos.
As Traças são insetos que preferem uma temperatura quente-húmida, então um adicional estratégia útil será aquele de colocar os indumentos em locais prevenidamente limpos e desinfestados, e em ambientes de baixa temperatura, areados e secos.
As larvas das Traças se nutrem de queratina, mas têm também necessidade para sobreviverem, de gordura que encontram nos tecidos não adequadamente limpos. Por isso uma ação preventiva consiste em colocar os vestuários limpos e lavados ou então escovar o pó deles, estendendo-os ao ar livre, usando um desengordurante sobre as partes como os colarinhos e punhos aonde as larvas das Traças podem encontrar a gordura da qual necessitam, enfim usar recepientes de plástico para protege-los no tempo.
Restam entretanto de fundamental importância para a proteção completa dos nossos indumentos, o uso de produtos anti-traças. Existem produtos químicos, mas tambem naturais como a lavanda, a menta, o cedro (essências) que não são nocivos e Tóxicos, como as tradicionais cânfora e naftalina.
Também a cor amarela é um ótimo anti-traça.
Outros úteis sistemas de prevenção podem ser as telas mosquiteiras, lâmpadas à luz UV que capturam os adultos, é sempre muito importante a cautelosa limpeza e Remoção do pó constituído de fibra de lã, pêlos de peliça, seda e algodão sobretudo nas empresas de trabalho e depósitos destes materiais.
O controle, sobretudo na primavera, é quase que indispensável para verificar eventuais presenças de borboletas das Traças ou das larvas.

"Traça é um problema muito comum nas casas das pessoas. Em livros, em armários e até mesmo nos cantos das paredes e tetos. As traças infestam a casa e são capazes de destruir livros e roupas. Ambientes com pouca luz, muita umidade e muito calor são os mais propícios para o aparecimento de traças.
As traças são um grande problema das cidades, sendo que as mesmas são divididas em duas ordens: as traças da ordem Lepidóptera, que atacam roupas e produtos armazenados, e as traças da ordem Thysanura, que atacam livros e papéis.  Neste artigo, daremos principal atenção às traças que atacam as roupas. Saiba agora como evitar que essas traças façam um estrago em seu guarda-roupa:Conserte quaisquer vazamentos que possam existir em seus encanamentos, e elimine os pontos de umidade que possam existir dentro de armários e em frestas nas paredes. Traças adoram umidade e sujeira;Não guarde, nem acumule papéis, revistas, livros e jornais dentro de armários e tampouco coloque os mesmos próximos a suas roupas. Se precisar ter livros e revistas em casa, armazene-os em um local bem arejado, num local da casa que tenha sol.;Faça a limpeza de sua casa regularmente, retirando o pó acumulado nos quadros, nos móveis, nas cortinas e nos tapetes;Utilize um pano embebido em água e vinagre branco para limpar armário e gavetas a cada quinze dias no máximo;Em hipótese alguma guarde roupa que esteja úmida e/ou suja dentro dos armários ou das cômodas. Isto cria um ambiente mais que propicio para o aparecimento das traças;Lave com frequência mínima de uma semana a roupa de cama, as toalhas de banho, as toalhas de rosto, os panos de copa e as toalhas de mesa utilizada em sua casa;Na hora de limpar a casa, evite o uso de vassouras e espanadores, utilizando, se possível, aspirador de pó;Existem produtos que auxiliam no controle e eliminação de traças. Porém, deve-se ter o cuidado de verificar se o principio ativo do produto não manchará as roupas ou deixará manchas, resíduos e odores nas mesmas. Um exemplo de produto que funciona é a naftalina, entretanto, a inalação do odor destes produtos pode ser prejudicial à saúde, fazendo mal para o fígado e para o rim. Por isso, dê preferência para produtos naturais, tais como uso de folhas de louro, pimenta em grão, folhas de alfazema, lavanda, raspas de cedro. Todos estes produtos podem ser encontrados na forma de sache. Se você utilizá-los dentro dos armários e nas gavetas onde guarda roupas ou papeis, vai manter as traças afastadas de suas roupas e livros."





Outras dicas:

Naftalina funciona muito bem. 

- Ramo de louro ( a planta ) é ótimo, e não deixa cheiro. 

- Feixes de salsa, tomilho, hortelã e alfazema também afugentam esses animais.

- Goma de polvilho com acido bórico também é ótimo. 

- Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos

- Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina. 

- Para traças salpique uma mistura de ácido bórico e açúcar nas áreas afetadas. 

- Para repelir traças, use saches de cânfora: pegue alguns pedaços de cânfora equivalente a uma colher (cafezinho), embrulhe com pedaços de tule ou renda, amarre um laço de fita e os guarde nos armários e nas gavetas, com a vantagem de terem um cheirinho mais agradável.

Algumas medidas podem ajudar a combater também:

1 - Remover frequentemente a poeira dos móveis, estantes, quadros, cortinas e tapetes.

2 - Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas, guardando-os em locais protegidos e submetidos à limpeza constante.

3 - Vistoriar frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã.

4 - Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados. 

Controlar traças não é fácil, porém é possível. Basta bastante aplicação, cuidado e dedicação.

Boa sorte e um grande abraço!

Prof. Edris Queiroz
IBIMM – Instituto de Biologia



4 comentários:

  1. Traças não são lepidópteros, são tisanopteros (ordem thysanoptera).

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ! AMEI/ COMPARTILHEI/ MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Os alimentos atingidos devem ser descartados? Ou seja, fazem mal a saúde?

    ResponderExcluir
  4. Tenho andado a comer sementes de girassol, que só agora descobri terem ovos de traça. Provavelmente ingeri um montão deles! É, de alguma forma, perigoso?

    ResponderExcluir

Expedição Egito 2023 - lugares incríveis